top of page

FOGUETES

Anhangá I 500m

Primeiro foguete projetado pela equipe no ano de 2019, com apogeu de 500m. Na época apresentou certo desafio devido ao início dos processos e poucos membros presentes no projeto. Contudo, graças aos esforços e dedicação dos mesmo, serviu como base para a criação e continuação do foguetemodelismo na UNICAMP.

Anhanga I.jpeg
Anhanga II.jpg

Anhangá II 500m

Em 2022, após um longo período de isolamento devido à pandemia de COVID-19, a Antares voltou ao trabalho presencial, desenvolvendo a sequência do seu foguete de 500m de apogeu. Esse projeto apresentou melhora no motor, aperfeiçoamento do processo de manufatura da fuselagem por meio da impressão 3D, e a consolidação do departamento de eletrônica, responsável pelo acionamento da recuperação e coleta de dados.

Aurora I 1000m

O primeiro foguete H1000 da Antares, o nome Aurora foi escolhido para simbolizar um novo começo. Sendo produzido em paralelo com o Anhangá II, logo após o recomeço das atividades presenciais da universidade, a combinação de sucessos e dificuldades, tanto na fase teórica como em sua fase prática, foram essenciais para expandir os horizontes técnicos da equipe, iluminando o caminho para projetos mais refinados.

Aurora I_edited.jpg
Aurora Ii_edited.jpg

Aurora II 1000m

Buscando aprimorar o projeto anterior, o Aurora II incluiu melhorias em processos de design, documentação e manufatura, que possibilitaram o uso de materiais mais sofisticados (como nos bulkheads de poliamida usinados e aletas de compósito sanduíche), geometrias com topologia otimizada e processos de montagem mais ágeis e confiáveis nos domínios da estrutura, propulsão e eletrônica.

Aurora III 1000m

Concebido para ser nosso último, e melhor, foguete de 1km, o Aurora III avançou mais ainda na área de planejamento de projeto e design. Obtendo melhores materiais e equipamentos, a equipe pode expandir o uso de peças e ferramentas feitas com manufatura aditiva, aprimorar e estender o uso de compósitos, e realizar mais testes de subsistemas, que permitiram um grande avanço na compreensão da recuperação, eletrônica e propulsão.

em breve...

bottom of page